sexta-feira, 16 de agosto de 2013

SOBRE DESMILITARIZAÇÃO..



Deixo aqui a minha pergunta como forma de contribuir para o debate. 

Em tese, por que quem está no topo da Instituição (ou com possibilidade de chegar ao topo) não deseja a desmilitarização e quem está na base, Praças, em sua maioria, deseja a desmilitarização?  Quando pergunto sobre o assunto, a base acha que distorções na Instituição se deve ao Militarismo. Qual a sua opinião?




6 comentários:

  1. APOIO a desmilitarização..
    Militarismo só em caso de guerra.
    Na minha opinião o militarismo é o mesmo que usurpar do cidadão seus direitos.
    Alem de ser uma prisão, em tese, o cidadão tem seus direitos confiscados.
    Tornando-se um ser manipulado, aprisionado e condenado até o fim da vida. A começar pelo direito de expressão...o militar tem esse direito?

    ResponderExcluir
  2. Quem era a Polícia Militar nos anos 80, o Exercito Brasileiro e as Forças Armadas ? Eram Instituições de Força e Prestígio, numa sociedade onde Argumento da Força superava à Força do Argumento, atualmente somos Instituições sem força, sem prestígio e invisível à sociedade contemporânea, devido as mudanças sociais, políticas e o advento da Constituição de 1988.

    Quem era a Polícia Federal e as Polícias Civis nos anos 80 ? Instituições sem força, sem prestígio e esquecidas da sociedade, atualmente são Instituições atuantes, fortes e de Destaque nesta Sociedade onde a Força do Argumento supera o Argumento da Força.
    Outro detalhe somos militares em algumas situações penosas, quando somos expostos e tratados como escravos em escalas extras, quando não temos direito ao FGTS e outros direitos civis, porém quando dos benefícios não somos militares e sim funcionários públicos e até mesmo pelo Exercito somos considerados Forças Auxiliares.

    Não há mais espaço para o Militarismo, necessitamos de Policiais e não de Militares, necessitamos de Argumentos e não da Força Bruta, necessitamos de Humanismo e não do Nazismo, as continências não pagam minhas contas, as honras militares não nos moraliza, o meu sonho de ser coronel hoje é um pesadelo!!! Acordemos Policiais de Defesa Social. Será que o militarismo desde 1980 até hoje nos favoreceu ou nos prejudicou? Com certeza nos atrasou em mais de um século em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu que respondemos pelos Códigos Militar e Civil.

      Excluir
  3. • Uma das heranças mais malditas que a ditadura militar nos deixou é a dificuldade que os brasileiros têm de distinguir entre as funções das nossas Forças de Segurança (polícias) e as das nossas Forças Armadas (exército, marinha, aeronáutica). A diferença é muito simples: as Forças de Segurança garantem a segurança interna do Estado, enquanto as Forças Armadas garantem a segurança externa. Polícias reprimem criminosos e forças armadas combatem exércitos estrangeiros nos casos de guerra.
    O treinamento militarizado da polícia brasileira se reflete em seu número de homicídios. A Polícia Militar de São Paulo mata quase nove vezes mais do que todas as polícias dos EUA, que são formadas exclusivamente por civis. Segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo divulgado em julho deste ano, “de 2006 a 2010, 2.262 pessoas foram mortas após supostos confrontos com PMs paulistas. Nos EUA, no mesmo período, conforme dados do FBI, foram 1.963 ‘homicídios justificados’, o equivalente às resistências seguidas de morte registradas no estado de São Paulo”. Neste estado, são 5,51 mortos pela polícia a cada 100 mil habitantes, enquanto o índice dos EUA é de 0,63 . Uma diferença bastante significativa, mas que, obviamente, não pode ser explicada exclusivamente pela militarização da nossa polícia. Não obstante outros fatores que precisam ser levados em conta, é certo, porém, que o treinamento e a filosofia militar da PM brasileira são responsáveis por boa parte desses homicídios.
    As vantagens de uma polícia exclusivamente civil são muitas e, se somadas, a unificação das polícias ostensiva e investigativa em uma única corporação de ciclo completo só traz benefícios para os policiais, em termos de uma carreira mais atrativa, e aos cidadãos, com um policiamento único e mais funcional.
    No Brasil, tramita no Senado da República a Proposta de Emenda à Constituição nº 102/2011, de autoria do senador Blairo Maggi (PR/MT), que, se aprovada, permitirá aos estados unificarem suas polícias em uma única corporação civil de âmbito estadual, representando um avanço imensurável na política de segurança pública brasileira, além de uma melhor aplicação do dinheiro público, que não mais terá que sustentar duas infraestruturas policiais distintas e, algumas vezes, até mesmo concorrentes.
    Desmilitarizar e unificar as polícias estaduais brasileiras é uma necessidade urgente para que haja avanços reais na nossa política de segurança pública. Vê-se muito destaque na mídia para projetos legislativos que demagogicamente propõem o aumento de penas e outras alterações nos nossos códigos Penal e de Processo Penal como panaceia para o problema da criminalidade. Muito pouco se vê, porém, quanto a propostas que visem a repensar a polícia brasileira.

    ResponderExcluir
  4. 1)O que aprendemos com o militarismo?
    2)Quais as vantagens do militarismo?
    3)Que status temos atualmente?
    Respostas
    1)O que aprendemos com o militarismo?
    1)No meu curso o que aprendi foi marchar , fazer faxina, prestar continências, correr com fuzil de coturno, movimentos com armas em desfiles, ... quando deveríamos aprender Direito Constitucional, Direito Penal , Direito Processual Penal dentre outras áreas jurídicas, deveríamos aprender Defesa Pessoal, manuseio e aplicação de armas letais e não letais, ciências políticas, econômicas , sociais e principalmente Defesa Social pois é isto que a Sociedade Pernambucana Precisa e isto nós Policiais Militares não aprendemos nos Quartéis.

    2)Quais as vantagens do militarismo?
    Nenhuma, as vantagens dos militares só para os das Forças Armadas Marinha, Exército e Aeronáutica, pelo contrário não somos considerados cidadãos, pois qualquer cidadão só será preso em Flagrante Delito ou por Ordem Judicial, porém nós militares poderemos ser preso independente de tais circunstância tudo isto amparado pela Constituição Federal no inciso LXI do Art. 5°, não somos seres humanos somos escravos.
    3)Que status temos atualmente?
    Nenhum, me referindo do Coronel até o aluno soldado, somos citado pela sociedade como truculentos, despreparados, grosseiros só pelo fato de sermos Militares, houve uma denúncia de caso de tortura praticado por Policiais Civis contra uma estudante de Direito defendida com unhas e dentes pelo Secretário de Defesa Social, e se fosse um caso contra Policiais Militares? Seríamos trucidado pelo Secretário, pela imprensa e pela sociedade, simplesmente por sermos Militares.
    Não devemos nos iludir com falsas bandeiras como a PEC 300, DEVEMOS PRIORIZAR A PEC nº 102/2011, de autoria do senador Blairo Maggi (PR/MT), NA QUAL FAREMOS O CICLO COMPLETO DE POLÍCIA E SEREMOS FORMADOS DIGNAMENTE COM DISCIPLINAS VOLTADA PARA A SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL, SEREMOS UMA POLÍCIA EFICIENTE E EFICAZ.

    ResponderExcluir
  5. o militarismo e uma ceita satanica.

    ResponderExcluir

As opiniões aqui postadas refletem a opinião PESSOAL de quem a posta, sendo de responsabilidade de quem postar.